Johannesburgo

Descrição

Não, Johannesburgo não é a capital da África do Sul (nenhuma das três, aliás - a legislativa é a Cidade do Cabo, a administrativa é Pretória e a judicial é Bloemfontein). É, sim, a maior cidade do país. Antiga capital de ouro do mundo, no século 19, continua a fervilhar de vida e de cosmopolitismo.

Boa gastronomia e intensa vida noturna nos bares e restaurantes descolados dos subúrbios do norte, como Melville e Melrose Arch; arquitetura imponente que começa a ser redescoberta na excêntrica região de Newtown; e uma infinidade de bons museus e centros culturais que recontam os últimos milhões de anos do continente e suas culturas complexas.


Estar em Johannesburg é a oportunidade perfeita para se aprofundar na história de um país que em diversos aspectos se parece com o Brasil. A mistura de sabores, credos, etnias e línguas (são 11 idiomas oficiais!) promove uma imersão em uma história nem sempre bonita, mas que mostra ao mundo a necessidade do respeito ao ser humano e a luta contra a discriminação.

O Museu do Apartheid é parada obrigatória, que fica entre Soweto e a área central de Jo'burg. Ele não economiza em recursos visuais para mostrar como era a vida dos negros sob o regime segregacionista. Logo à entrada, o visitante é classificado de acordo com a tonalidade da pele, como era feito com os negros e mestiços sul-africanos. Johannesburgo requer uma dose de tolerância do visitante. Ao tomar cuidados básicos como usar táxis recomendados por hotéis e não se aventurar desacompanhado por lugares de má reputação, o turista passará incólume pelos riscos.

Passeios:
- Rhino and Lion Nature Reserve
Seja em veículo próprio ou nos carros 4x4 oferecidos pelo parque, esse safári é sempre garantia de avistamento de animais selvagens encontrados na savana africana, como leões, zebras, antílopes, búfalos e rinocerontes. O parque está instalado em uma área de 1.200 hectares, a 40 km a noroeste de Johannesburgo e a 60 km de Pretória. O que antes foi uma grande fazenda é, atualmente, uma reserva com cerca de 600 animais, entre os quais espécies raras como o leão branco e o tigre siberiano.

- Krugersdorp Game Reserve, Gauteng
Os maiores atrativos, literalmente, são os mamíferos que habitam essa região com abundantes árvores e diferentes ecossistemas, como girafas, búfalos e hipopótamos. Para conhecer o local, é necessária a contratação dos serviços de alguma agência de Johannesburgo ou se hospedar em um hotel que se encontra no interior do parque, conhecido como Ngonyama Lion Lodge. Para assistir a alimentação dos leões, localizados em uma área de 100 hectares, faça o tour com saída aos domingos.

- Elephant Santuary
Localizado em três províncias do país, esse parque oferece uma filial a poucos quilômetros de Johannesburgo e Pretória, em Hartbeespoort Dam. O objetivo do local é servir como um refúgio seguro para elefantes jovens antes de seguirem a vida em áreas selvagens. O visitante pode não só observar esses pesados animais típicos da África, mas também tocá-los e alimentá-los.

- Gold Reef City
Esse parque temático, localizado a 8 km do centro da cidade, é uma réplica da época da corrida do ouro em Johannesburgo, na segunda metade do século 19. A cenografia inclui casas de estilo vitoriano e a aventura é garantida por brinquedos como montanhas-russa e uma torre em que o visitante despenca a 50 metros de altura, em uma velocidade de 100 km/h.

- Balonismo
Um boa opção para conhecer a região, desde outra ponto de vista, é embarcar em um dos balões que saem pela manhã e sobrevoam Magaliesberg.

- Wild Cave
A 40 minutos de Joburg e Pretória, essas cavernas localizadas no Cradle Humankind oferecem a oportunidade de tours de até cinco horas pelos estreitos corredores de seus interiores. Os passeios acontecem em distintos locais próximos ao atrativo e são oferecidos em diferentes níveis de dificuldade.

- Passeios a cavalo
Passeios a cavalo na Northern Farm Nature Reserve, uma área com 2.500 hectares localizada em Lenseria, ao norte de Johannesburgo

Restaurantes:
- CAFÉ MEZZALUNA
É um bom bistrô no subúrbio chique de Melville. Serve comida típica, internacional e contemporânea.
 7th Street, 9ª
+27 (11) 482-2477

- LEKGOTLA
Para estômagos extravagantes, faz um excelente carpaccio de crocodilo.
Nelson Mandela Square, 5
+27 (11) 884-9555

- MOYO ZOO LAKE
Fregueses degustam carne de búfalo, tagine marroquino e salada grega enquanto assistem a apresentações de dança típica e ouvem o batuque de tambores. Está fincado bem no meio do Zoo Lake, um dos mais agradáveis parques da cidade.
Prince of Wales Drive, 1
+27 (11) 646-0058

- THE BELL PEPPER
Restaurante premiado, tem mexilhões e lulas servidos com diversos tipos de molhos.
Queen Street, 176
+27 (11) 615-7531

- WANDIE’S PLACE
Localizado em Soweto, tornou-se uma espécie de portão de entrada do bairro. Complementa bem o passeio pelo distrito.
Makhalamele Street, 618
+27 (11) 982-2796

01: https://www.flickr.com/photos/tambako/12685338275
02: https://www.flickr.com/photos/voyages-lambert/12836094673
03: https://www.flickr.com/photos/voyages-lambert/12836018135
04: https://www.flickr.com/photos/voyages-lambert/12836019685
05: https://www.flickr.com/photos/voyages-lambert/12836442234/in/photostream/
06: https://www.flickr.com/photos/ullisandersson/5636569913/in/photostream/
07: https://www.flickr.com/photos/bbmexplorer/9537011338
08: https://www.flickr.com/photos/martijnmunneke/6268494034

Entre em contato

Estamos prontos para lhe oferecer as melhores experiências de viagens.

Caso necessite de mais informações entre em contato pelo botão abaixo.

SOLICITAR ORÇAMENTO