Porto de Galinhas (PE)

Descrição

Porto de Galinhas é uma praia localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco, Brasil. Por lá existe um centrinho cheio de lojas, bares e restaurantes, e a beleza de suas piscinas naturais, com águas calmas, límpidas e mornas em inúmeros tons esverdeados - jangadas levam até elas, mas quando a maré está bem baixa também dá para chegar a pé. Na areia predominam as barracas populares e o assédio de insistentes garçons. Sua fama se deve, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e coqueirais. Localizado a 70 quilômetros de Recife, em uma das partes mais belas da costa brasileira, o balneário de Porto de Galinhas se tornou há tempos um dos principais destinos turísticos do litoral nordestino. O distrito pertence ao município de Ipojuca, em Pernambuco, e tem a facilidade de estar a apenas 60km do Aeroporto Internacional do Recife. A praticidade de chegar é a mesma que se tem ao entrar no mar e não ter mais vontade de deixá-lo. As águas mornas, agradáveis em todo o ano, convidam para um mergulho e têm potencial para conquistar pessoas de todas as idades.

Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, devido à sua abundância em pau-brasil. No auge da escravidão no Brasil, era o principal ponto de comércio de escravos ilegais no nordeste brasileiro. Muitas vezes, os mesmos chegavam escondidos embaixo de engradados de galinhas d'angola. A chegada dos escravos ilegais ao porto costumava ser anunciada pela frase tem galinha nova no porto! Desta forma, a praia de Porto Rico ficou conhecida como Porto de Galinhas.

Porto de Galinhas foi eleita pela Revista Viagem e Turismo da Editora Abril a "Melhor Praia do Brasil" por 10 vezes consecutivas. Ensolarado durante todo o ano, o balneário fica ainda mais bonito nos dias em que o mar recua e dezenas de arrecifes emergem das águas do oceano para formar piscinas naturais perfeitas para um mergulho. (a temperatura média da água é, durante o dia, de 28° C). Ao sair da água, o visitante tem a opção de subir em um bugue e explorar, por terra, toda a orla da região.

Toda a região é muito frequentada por turistas, que admiram a beleza natural da região. Porto de Galinhas também é frequentada por surfistas de diversas nacionalidades. Apesar de os empreendimentos hoteleiros não pararem de surgir no balneário, cimentando amplos terrenos na beira do mar, há uma preocupação crescente da população local com a natureza. Para proteger ninhos de tartarugas-marinhas, os passeios de bugues foram proibidos de passar sobre as areias das praias e muitos hotéis não acendem mais seus refletores sobre a orla à noite, para não desnortear as tartarugas que saem dos ovos.

Crédito Imagens:
https://www.flickr.com/photos/leandrociuffo/10511339124/in/photostream/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/marilaneborges/3355117396/in/photostream/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/marilaneborges/3355132944/in/photostream/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/marilaneborges/3355132970/in/photostream/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/85419846@N07/11072179595/in/photostream/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/rootsneves/12596410434/in/photostream/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/leandrociuffo/10511508013/in/photostream/lightbox/
https://www.flickr.com/photos/leandrociuffo/10511505943/in/photostream/lightbox/

 

 

Entre em contato

Estamos prontos para lhe oferecer as melhores experiências de viagens.

Caso necessite de mais informações entre em contato pelo botão abaixo.

SOLICITAR ORÇAMENTO